Saiba mais sobre próteses dentarias fixas
As próteses dentarias fixas são popularmente chamadas de ponte fixa, são utilizadas para substituição de dentes perdidos, criam uma espécie de ponte para então, se ligar aos dentes vizinhos ao redor. Os dentes remanescentes que estão localizados um de cada lado do dente perdido são denominados de pilares, enquanto as próteses dentárias fixas que são colocadas para substituir o dente perdido é chamado de pôntico.
Este tipo de prótese, costuma ser constituída por uma estrutura metálica coberta por porcelana. É cimentada nos dentes pilares o que impede a sua retirada pelo próprio paciente. A sua retirada só é possível pelo dentista.
Por que utilizar próteses dentarias fixas
A ausência de um ou mais dentes compromete algumas funcionalidades, tais como: mastigação e fonética. O uso das próteses dentarias fixas traz de volta a auto estima do paciente uma vez que este procedimento recupera a harmoniza e estética do sorriso, além de corrigir e melhorar a mastigação e fonética do paciente.
O uso das próteses dentarias fixas são uma das formas mais empregadas para reposição da falta de dentes, podendo ser unitária (um dente) ou parcial (três ou mais dentes). Pode ser fabricado em diversos tipos de material, como por exemplo, em metal com porcelana e as de porcelana pura ou com infraestrutura livre de metal.
As próteses dentarias fixas são muito procuradas pelos bons resultados estéticos, pois conferem uma aparência natural aos dentes. Além disso, uma das grandes vantagens é que a maior parte dos pacientes sentem maior segurança e confiança usando este tipo de prótese.
Quais são os cuidados necessários com as próteses dentarias fixas
Tal como os dentes naturais, as próteses fixas requerem alguns cuidados e a sua durabilidade dependerá de alguns fatores como:
- Correto preparo do dente que irá receber a prótese fixa dentaria;
- A adaptação correta da prótese ao dente;
- Qualidade dos materiais utilizados;
- Bons hábitos de higiene;
- Visita regular ao dentista.
A higienização correta das próteses dentarias fixas são fundamentais, inclui: uso de uma escova adequada, uso de fio dental e enxaguante bucal, produtos específicos para esta finalidade. Além disso, é fundamente visitar o dentista com certa frequência para que este possa avaliar as condições e o estado das próteses dentarias fixas, fazer uma limpeza específica ou se necessário, proceder com a troca da prótese.