Conheça mais sobre a prótese dentaria adesiva
A prótese dentaria adesiva proporciona ótimos resultados estéticos a um ótimo custo benefício.
Atualmente a maioria das próteses dentárias fixas são aplicadas aos dentes por meio de adesivos. Este tipo de técnica é muito eficiente e também é utilizada na fixação de coroas em porcelana e facetas cerâmicas laminadas.
Além de sua eficácia, outro ponto muito atrativo é o preço mais em conta do tratamento para prótese dentaria adesiva.
Como funciona a técnica de prótese dentaria adesiva
Ao contrário da coroa ou pivô os quais são confeccionados sobre raízes ou coroas de dentes danificados, a técnica de prótese dentaria adesiva faz uso dos dentes vizinhos sadios que são utilizados como suporte, apenas uma parte deles é usada. Os resultados obtidos são muito satisfatórios.
Trata-se de uma espécie de dispositivo proteico destinado a reposição de dentes ausentes, cuja forma de fixação ocorre através de finas aletas metálicas adesivadas aos dentes naturais.
Quando a técnica de prótese dentaria adesiva é recomendada
Algumas situações requerem a aplicação da técnica de prótese dentaria adesiva, veja algumas delas:
- Repor a coroa proteica de apenas um dente perdido, em região anterior (incisivos);
- Repor o segundo pré-molar ausente;
- Utilizar como prótese provisória em tratamentos com implantes.
Este tipo de procedimento é indicado na recuperação estética quando ocorre a perda de um ou mais dentes, restringindo a técnica prótese dentaria adesiva, aos dentes posteriores. Um dos principais motivos para isto se deve à fragilidade do dispositivo proteico o qual fica sujeito a forças de tração durante o processo de mastigação.
Infelizmente, é comum casos de próteses que se soltam em áreas que estão mais suscetíveis ao stress mecânico de mastigação.
Há também algumas contraindicações para realizar a técnica de prótese dentaria adesiva, como por exemplo, reposição proteica de caninos perdidos, reposição proteica de molares perdidos, reposição de dois ou mais dentes (lado a lado perdidos), paciente com o quadro clínico de bruxismo, dentes que possuem mobilidade dentária, paciente com sorriso gengival elevado, reabilitação estética de dentes perdidos ou extraídos, etc.
Outras alternativas podem ser recomendadas, como: pôntio dentário fixo em porcelana, coroa dentária fixa sobre implantes ósseointegrados e prótese parcial removível.