Saiba mais sobre prótese adesiva
A prótese adesiva valor é um dos tipos de prótese que tem sido muito utilizada por cirurgiões dentistas. Mesmo com outras técnicas inovadoras e mais aprimoradas, ainda tem sido largamente empregada devido a sua facilidade e praticidade.
Em comparação às outras técnicas, a prótese adesiva valor pode ser considerada um pouco ultrapassada, por isso, sua utilização visa mais trabalhos provisórios com o intuito de manter a estética dos dentes.
A prótese adesiva valor é apenas uma variação da prótese dentária fixa que torna o procedimento um pouco menos invasivo na recolocação de um dente artificial em uma área menor. Neste método, a prótese adesiva valor é colocada de forma que haja o menor desgaste possível do dente natural, podendo eliminar parte do esmalte dentário ou sua totalidade e assim, colocar a nova coroa dentária sobre a raiz e o restante do dente existente.
Quais as vantagens da prótese adesiva valor
Uma das grandes vantagens deste tipo de prótese é a sua aplicação de forma temporária o que possibilita ao paciente mudar e trocar facilmente por uma prótese fixa se preferir, por exemplo, por um implante dentário.
Outro ponto bastante vantajoso é em relação ao seu custo. Este tipo de prótese é bem mais barato em relação aos outros tipos de implantes dentários. Além disso, trata-sede um procedimento simples, fácil e rápido que pode ser realizado com poucas consultas.
Em alguns casos, o procedimento para colocação da prótese adesiva valor pode ser realizado sem a necessidade de anestesia.
De modo geral, as vantagens da prótese valor adesiva são:
- aplicação temporária;
- permite a sua remoção para ser substituída por outro tipo de prótese;
- menor custo;
- não há obrigatoriedade de uso de anestesia;
- rápida recuperação.
Prótese adesiva valor x Prótese fixa
Quando comparada à prótese fixa, a prótese adesiva acaba deixando um pouco a desejar, principalmente, quando se leva em conta a questão da resistência. Isto pois, ao realizar um reparo simples e rápido a estrutura de encaixe da prótese adesiva no dente acaba ficando mais fina e delgada, possibilitando a ocorrência de fratura ou dano ao mastigar um alimento mais rígido.