Afinal, pra que serve um especialista em canal?
A maioria das pessoas não gostam muito de visitar o dentista, não é mesmo? Principalmente pacientes que não costumam visitar com frequência, que apresentam ainda mais receio pelo fato de não se sentir tão seguro com o profissional dentista.
É indispensável que um profissional da área faça uma avaliação pelo menos uma vez ao ano em seus dentes. Se você não tiver um profissional de confiança, é indicado pesquisar antes de se consultar.
Sempre que for notado algum incomodo ou algo que não seja habitual, é melhor buscar um dentista o quanto antes para identificar o problema, pois dependendo do que tiver ocorrido, poderá evoluir para algo mais grave.
Saiba mais sobre a necessidade de procurar um especialista em canal
A parte de dentro do dente, que fica abaixo do esmalte e da dentina é chamado de polpa. A necessidade de fazer um canal pode acontecer por uma cárie que não foi tratada corretamente e atingiu a polpa do dente. O especialista em canal abre um buraco no dente contaminado, por meio de uma broca, e insere pequenas agulhas chamadas de limas, para retirar a polpa infectada. Desta forma, o dentista descontamina e limpa a região afetada. Por fim, ele sela o buraco com uma resina e coloca a coroa no dente.
O tratamento de canal é quase sempre feito em algumas sessões. Isso pois o paciente pode apresentar um leve incomodo ao realizar o procedimento, mas o tempo de duração depende de cada caso.
Como posso saber a hora certa de procurar um dentista especialista em canal? Fique atento em alguns dos sintomas, tais como:
- Inchaço na gengiva;
- Dores;
- Possíveis feridas na boca;
- Sensibilidade ao ingerir algo em temperaturas muito altas ou baixas.
Visite um especialista em canal e dê atenção à sua saúde bucal
Você pode evitar a realização de um tratamento de canal. Para isso, basta realizar corretamente a higiene bucal, fazendo a escovação correta, utilizando fio dental diariamente, após cada refeição e também o uso de enxaguante bucal.
Não se esqueça que é muito importante visitar o dentista por no mínimo uma vez ao ano. Assim, evita com que a saúde bucal seja comprometida.