O é necessário saber sobre a dor dente canal
Todo mundo que já realizou o precedimento de canal, provavelmente já deve ter sentido uma certa "dorzinha" após o procedimento, não é verdade? Essa dorzinha é um desconforto, que geralmente pode durar uns dias depois de realizar o tratamento. Isso acontece porque a mastigação na região pode atrasar a cicatrização do local.
Desta forma, é necessário ficar atento, pois se este desconforto não passar e piorar, pode ser um sinal para problemas mais graves, como uma possível contaminação ou quebra da coroa no dente. Sendo assim, se você sentir que algo não está normal, volte ao dentista para que ele realize uma nova avaliação no dente onde foi feito o canal.
Endodontia: o que é?
O que é uma endodontia? Endodontia é o termo técnico utilizado para o procedimento de tratamento do canal. Quando a cárie atinge a raiz do dente, este é o procedimento que o dentista precisa realizar. É necessário abrir um buraco no dente contaminado, por meio de uma broca, e inserir pequenas agulhas, que são chamadas de limas, para retirar a polpa infectada.
Assim, o dentista consegue descontaminar e limpar a região. Após realizar este procedimento, o profissional sela o buraco com uma resina e coloca a coroa no dente.
Causas e sintomas em casos de dor dente canal
Se por acaso, o paciente tiver desenvolvido alguma complicação no procedimento, ele terá alguns incômodos como:
- Dor ao ingerir alimentos com temperaturas extremas;
- Inchaço na gengiva;
- Dores de cabeça;
- Dores no maxilar.
São diversas a causas que podem ter ocorrido no caso de uma dor dente canal após o procedimento:
- A coroa pode ter sido quebrada;
- Contaminação causada pela falta de obturação ou coroa;
- O tratamento do canal não eliminou todas as bactérias resistentes da região.
Não deixe de cuidar do seu sorriso, ele merece atenção
Como posso aliviar a dor dente canal? Você pode tomar analgésicos para conter a dor, conforme indicação de especialistas.
Existem produtos naturais que também podem ser utilizados para minimizar o desconforto, como o alho, cravo, própolis e extrato de baunilha.
Mas, é indispensável que o paciente procure um dentista o quanto antes para que a situação não se agrave.