Quer saber mais sobre dentista especialista em canal?
Com certeza, ter que visitar um profissional dentista especialista em canal é um fato um tanto quanto assustador. A grande maioria das pessoas, não gostam muito de visitar o dentista, ainda menos se for para tratar um canal, afinal, é um dos procedimentos dentários que é mais desconfortável de se realizar. Principalmente pacientes que não possuem o hábito de frequentar o dentista, que apresentam ainda mais receio pelo fato de não se sentir tão seguro com o dentista.
Não é toda dor de dente que precisa ser tratada com canal, mas é indispensável que um profissional da sua confiança faça uma avaliação. Caso não possua um profissional de confiança, é indicado pesquisar antes de se consultar. Vale lembrar que assim que for notado algum índice para este problema, é melhor correr o quanto antes para tratar, pois o problema pode evoluir para algo mais grave.
Entenda sobre a necessidade de procurar um dentista especialista em canal
Um canal dentário também é conhecido como polpa, ou seja, a parte de dentro do dente, que fica abaixo do esmalte e da dentina. O tratamento realizado por um dentista especialista em canal é necessário quando o canal do dente “morre”, pode acontecer por uma cárie que não foi tratada corretamente e atingiu a polpa do dente.
Existem casos onde o dente com canal está infeccionado e assim, precisa que seja feita a sua abertura, para a limpeza e higienização. Geralmente o tratamento de canal é feito em algumas sessões, pois o paciente pode apresentar um leve incomodo ao realizar o procedimento, mas o tempo de duração depende de cada caso.
O tratamento na maioria das vezes não dói, mas pode apresentar um incômodo nos dias após realizado. Portanto, assim como todo procedimento odontológico deve ser observado e caso haja algum incômodo que persista volte a procurar o profissional, pois o tratamento tem como objetivo acabar com qualquer que seja o desconforto.
Mas como saber a hora certa de procurar um dentista especialista em canal? Fique atento em alguns dos sintomas, como:
- Inchaço na gengiva;
- Dor no dente;
- Possíveis feridas na boca;
- Sensibilidade ao ingerir algo em temperaturas muito altas ou baixas.
O seu sorriso merece a sua atenção
É possível evitar a realização de um tratamento de canal. Para isso, basta realizar corretamente a higiene bucal, fazendo a escovação correta, utilizando fio dental diariamente, após cada refeição e também o uso de enxaguante bucal. Não esquecendo da necessidade de visitar regularmente o dentista, por no mínimo uma vez ao ano. Hábitos assim evitam com que a saúde bucal seja comprometida e caso haja alguma necessidade de tratamento, ele pode ser realizado antes que possa evoluir.